Conselho de Procuradores Gerais troca de presidente

O Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) vai trocar de comando na noite desta sexta-feira. O procurador-geral de Justiça do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, assume a presidência do conselho no lugar do procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes, em cerimônia que será realizada em João Pessoa.

AE, Agência Estado

19 de outubro de 2012 | 12h13

Na ocasião, também tomará posse o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa. Ele vai assumir a vice-presidência para a Região Sudeste do CNPG em substituição ao procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques.

"O meu papel vai ser articular na Região Sudeste o apoio ao Ministério Público brasileiro, fazer a representação política e promover o permanente debate das propostas de inovações legislativas, como, por exemplo, a reforma penal e a PEC 37, que retira do MP o poder de investigação", disse Elias Rosa.

Fazem parte do CNPG os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. O conselho busca integrar o Ministério Público de todos os Estados, avaliar a atuação do órgão e promover troca de experiências funcionais e administrativas de suas representações.

A sede administrativa do CNPG sempre fica localizada no Estado do procurador-geral de Justiça eleito presidente - neste caso a Paraíba, por um ano, tempo de mandato dos novos dirigentes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.