Conheça os candidatos que disputarão as eleições indiretas no DF

Seis chapas estão na disputa pela vaga deixada pelo governador cassado José Roberto Arruda

Carol Pires, do estadão.com.br

16 de abril de 2010 | 12h11

PR: Wilson Lima, presidente licenciado da Câmara Legislativa, é atual governador interino do DF. Até aqui, é o que tem mais apoio. Sete deputados lhe garantiram voto. Outros cinco deputados indecisos estão sendo assediados.

 

PT: Antonio Ibañez foi secretário de Educação no governo de Cristovam Buarque. Tem o apoio do PT, que é a maior bancada da Câmara, com quatro parlamentares. Era esperado que Reguffe, do PDT, também o apoiasse, uma vez que o pedetista é, ao lado dos petistas, os únicos que fazem oposição a José Roberto Arruda. Mas Reguffe agora afirma que deve se abster na eleição.

 

PTB: Luis Filipe Coelho foi ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. Tem o apoio dos dois deputados distritais do partido dele, e pode ganhar o apoio do "Grupo dos 10", se for escolhido o candidato de consenso. O "grupo dos 10" precisa de mais três votos para vencer a eleição no primeiro turno. Ou, pode levar a disputa para o segundo tuno com Wilson Lima (PR).

 

PMDB: Rogério Rosso é ex-presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Tem o apoio dos três deputados do PMDB, e é favorito entre o "grupo dos 10".

 

PRB: Aguinaldo de Jesus é deputado distrital e foi secretário de Esportes do governo de José Roberto Arruda. O fato de ser deputado pesou contra e a favor dele. Jesus teve mais acesso aos parlamentares e é considerado o que mais fez lobby pela própria candidatura,mas esbarrou no fato de a maioria dos deputados ser contra a eleição de um dos seus.

 

PCdoB: José Messias de Souza era assessor especial de Guido Mantega no ministério da Fazenda até a semana passada. O partido não tem representação na Câmara e ele não deve receber voto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.