Confira a lista com as bancadas de cada partido após a criação de novas siglas

Ao menos 32 parlamentares já mudaram de sigla, o que chama a atenção de potenciais candidatos

Mateus Coutinho, O Estado de S. Paulo

03 de outubro de 2013 | 14h03

Atualmente no Brasil há 32 partidos oficializados pela Justiça Eleitoral. Desse total, 24 têm representação na Câmara dos Deputados. O número de parlamentares é essencial para as siglas conseguirem mais tempo na propaganda eleitoral veiculada no rádio e na televisão durante as eleições.

De acordo com a Lei 9.504 de 1997, também conhecida como Lei das Eleições, o tempo das propagandas das siglas em ano eleitoral é dividido de duas formas: Um terço do tempo é dividido igualitariamente entre todas as siglas, independente de elas terem representantes eleitos. Os dois terços restantes são distribuídos de maneira proporcional ao número de representantes de cada partido na Câmara dos Deputados. Em caso de coligação, considera-se a soma do número de representantes de todos os partidos que a integram.

Diante disso, 32 parlamentares já trocaram de partido, o que vem atraindo a atenção dos potenciais candidatos às eleições de 2014. Em 2010, por exemplo, a coligação que elegeu a presidente Dilma Rousseff contava com 10 partidos (PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC E PTC) e ficou com a maior parcela de tempo nas inserções em rádio e TV: 10minutos, 38seg e 55 centésimos. Logo atrás estava a coligação do então candidato José Serra (PSDB-SP), com 7 minutos, 18segundos e 24 centésimos.

Confira abaixo os partidos que compõem atualmente o Congresso e suas respectivas bancadas. As informações foram constam no site da Câmara e foram atualizadas nesta quinta-feira, 3:

PT- 87 deputados

PMDB-79 deputados

PSDB-47 deputados

PP- 42 deputados

PSD- 41 deputados

PR- 38 deputados

DEM- 25 deputados

PSB-23 deputados

PDT-19 deputados

PTB-17 deputados

SDD-16 deputados

PSC-15 deputados

PC do B-13 deputados

PROS-10 deputados

PV-10 deputados

PRB- 9 deputados

PPS- 8 deputados

PT do B- 4 deputados

PRP- 3 deputados

PSOL-3 deputados

PMN-3 deputados

PHS- 1 deputado

PSL- 1 deputado

PEN-1 deputado

Tudo o que sabemos sobre:
TSEpartidoseleições 2014

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.