Compra de carros da Câmara do Guarujá é barrada

Depois da Assembleia Legislativa paulista, quarta-feira foi a vez de a Câmara Municipal do Guarujá suspender uma licitação para compra de carros oficiais. A determinação foi do Tribunal de Contas do Estado, que levantou suspeitas sobre o direcionamento na realização da licitação, que estava marcada para esta quinta-feira.

AE, Agência Estado

07 de fevereiro de 2013 | 08h41

O Legislativo da cidade do litoral paulista pretendia adquirir quatro veículos Voyage 1.6 Total Flex e um Jetta Comfortline 2.0 Tiptronic, ambos da Volkswagen, "para uso institucional da Casa".

Quanto aos quatro Voyage que a Câmara pretendia adquirir, os procuradores anotaram que "o edital crava, em valores exatos, com precisão cirúrgica, o comprimento, a largura, a altura, a distância entre eixos, o compartimento de carga, as rodas, os pneus, capacidade do tanque de combustível e todas as especificações do motor".

O edital é tão específico que determina, por exemplo, que o veículo possua 4,644 metros de comprimento. "É o mesmo que dizer: se o carro não possui o exato tamanho de 4,644 metros, por exemplo, não suportará o interesse do Legislativo".

O edital chega a exigir "chave estilo canivete" e "espelho retrovisor externo com rebatimento automático no lado direito ao engate de ré". Este último é tão raro no mercado que a Volkswagen o utiliza publicitariamente como diferencial dos Voyage.

Em nota, a Câmara do Guarujá afirmou que cumprirá a decisão do TCE e aguardará o julgamento do mérito. Questionada sobre o direcionamento do edital, a Casa sustentou: "Dentro do que foi estabelecido como critério de escolha, esses (Voyage e Jetta) eram os veículos que se encaixavam. No entanto, quaisquer modelos de carros podem participar". As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
compraveículosGuarujáimpedimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.