Comissão da Câmara convida Bendine para explicar aquisição do Banco Postal

BB venceu a licitação promovida para operar em agências dos Correios em uma disputa direta contra o Bradesco

Eduardo Bresciani, de estadão.com.br

14 de dezembro de 2011 | 19h06

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 14, um convite para que o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, preste esclarecimentos sobre a aquisição do Banco Postal. O BB venceu a licitação promovida para operar em agências dos Correios em uma disputa direta contra o Bradesco.

 

O requerimento para o convite, de autoria do líder tucano, Duarte Nogueira (SP), e do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), questiona informações divulgadas pela revista Época de que a operação realizada pelo Banco do Brasil aconteceu sem um parecer técnico externo para dar lastro à decisão, prática que seria comum neste tipo de negócio. A reportagem afirma ainda que o BB teria procurado empresas posteriormente em busca deste parecer.

 

“As denúncias são graves e dizem respeito diretamente a bens e interesses de relevância nacional. A confirmarem-se os fatos acima indicados pode-se estar diante de infrações gravíssimas a demandar providências enérgicas das autoridades constituídas”, diz Leitão.

 

A Comissão aprovou ainda outro requerimento do deputado do Mato Grosso convidando os membros do conselho de administração da Caixa Econômica para falar sobre a compra de ações do Banco Panamericano e irregularidades no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. As duas audiências não têm data marcada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.