Comissão aprova isenção de IPI para veículo escolar

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira projeto que isenta órgãos estaduais, distritais e municipais da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos para transporte escolar. A proposta, de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi apreciada em caráter terminativo, ou seja, caso não haja recurso parlamentar para levá-la a plenário, a matéria segue diretamente para a votação na Câmara dos Deputados.

RICARDO BRITO, Agência Estado

03 de julho de 2012 | 13h42

A líder do PSB no Senado e relatora do projeto na CAE, Lídice da Mata (BA), sugeriu uma mudança ao texto original. A isenção do imposto valerá para os veículos que transportem de dez ou mais pessoas, incluindo o motorista. Nessa categoria, segundo a tabela de incidência do IPI, estão inclusas as vans, microônibus e ônibus. A proposta de Eunício previa isenção para carros do tipo "peruas" (station wagons), com lotação menor.

A alteração de Lídice foi aprovada por unanimidade na comissão. Eunício disse que a imprensa tem mostrado com frequência as "condições precárias" de transporte de estudantes, especialmente os mais pobres que residem em comunidades rurais. A avaliação dos parlamentares é que, se o projeto virar lei, a situação possa ser melhorada.

Tudo o que sabemos sobre:
SenadoIPIveículo escolar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.