Hélvio Romero/Estadão
Hélvio Romero/Estadão

Começa o segundo turno em SP

Neste domingo, 28, eleitores de outras 49 cidades também vão definir o pleito

O Estado de S.Paulo,

28 de outubro de 2012 | 08h58

Os eleitores já começam a decidir quem será o futuro prefeito de São Paulo. Os 8,6 milhões de paulistanos aptos a votar têm até 17h para ir às urnas. Neste domingo, 28, eleitores de outras 49 cidades também vão definir o pleito.

O PT é a legenda com maior presença neste 2º turno, concorrendo em 22 cidades, depois de ter conseguido um aumento de 14% no número de prefeituras ainda no 1º turno em relação a 2008.

Principal adversário do PT, o PSDB disputa o 2º turno em 17 cidades, sendo 6 delas contra candidatos petistas. O embate mais importante ocorre em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, onde o tucano José Serra e o petista Fernando Haddad buscam a preferência de 8,6 milhões de eleitores.

Para votar, o eleitor só precisa apresentar um documento oficial com foto. Levar o título não é obrigatório, mas pode facilitar para encontrar a zona eleitoral.

Aqueles que não puderem votar têm até 60 dias para justificar a ausência em algum cartório eleitoral, sem aplicação de multa. Caso o eleitor esteja fora de São Paulo, ele pode justificar o voto em qualquer local de votação, em cidades que também tenham segundo turno, ou em algum posto de justificativa, naquelas que não tenham segundo turno. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores que não votaram e não justificaram a ausência no primeiro turno podem votar normalmente no segundo turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acredita que até 21h30 90% dos votos estejam apurados em todo o País. Nas cidades onde há horário de verão, a expectativa é que já se sabia às 19h quem está matematicamente eleito. /COLABOROU GUILHERME WALTENBERG

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições 2012

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.