Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Começa eleição da Mesa Diretora da Câmara

Com dois cargos em disputa, a Câmara iniciou na tarde de hoje a sessão para eleição da Mesa Diretora da Casa. Apesar de quatro candidatos à presidência, a escolha deverá ser decidida em primeiro turno com a vitória do favorito deputado Marco Maia (PT-RS), que conta com o apoio do governo e de 21 partidos políticos. Os quatro candidatos terão 15 minutos, cada um, para fazer seus discursos.

DENISE MADUEÑO, Agência Estado

01 de fevereiro de 2011 | 18h55

A eleição secreta por meio de urna eletrônica deverá se iniciar às 19 horas com previsão de durar até duas horas. O nome do presidente eleito deverá ser conhecido por volta das 21h30. São candidatos ao cargo os deputados Sandro Mabel (PR-GO), Chico Alencar (PSOL-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ), além de Maia. Para se eleger, o candidato precisa dos votos da maioria dos deputados votantes na sessão.

O cargo de segundo vice-presidente, que acumula a função de corregedor da Casa, também será disputado. A vaga coube ao PP na distribuição proporcional dos cargos entre os partidos políticos. O indicado oficial da bancada é Eduardo da Fonte (PP-PR), mas a deputada Rebeca Garcia (PP-AM) se lançou como avulsa.

Na distribuição partidária, foram indicados os seguintes deputados: Rose de Freitas (PMDB-ES) para a primeira vice-presidência: Eduardo Gomes (PSDB-TO), para a primeira secretaria; Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), como segundo secretário; Inocêncio Oliveira (PR-PE), para ocupar a terceira secretaria; além de Júlio Delgado (PSB-MG), indicado por sua bancada para ser o quarto secretário da Mesa. Além desses sete cargos de titulares, foram indicadas para as quatro vagas de suplentes Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Sérgio Moraes (PTB-RS), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Manato (PDT-ES).

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçãoCâmaramesa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.