CNT/Sensus: Serra só vence Dilma na região Sul; no NE, petista está 37 pontos à frente

Além da região sul, tucano só tem vantagem no eleitorado com renda mensal maior que 10 salários mínimos e entre quem nível superior

Carol Pires / BRASÍLIA - Estadão.com.br,

05 de agosto de 2010 | 13h31

A pesquisa Sensus divulgada nesta quinta-feira, 5, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra (PSDB) só mantém vantagem contra a adversária petista, Dilma Rousseff, na região Sul, na faixa do eleitorado com renda mensal maior que 10 salários mínimos e entre o entrevistados com escolaridade de nível superior.

 

Na pesquisa geral, Dilma aparece com 41,6% das intenções de voto contra 31,6% do candidato tucano. Marina Silva, do PV, tem 8,5%. A vantagem da candidata do PT passou de dois para dez pontos desde a última pesquisa, em maio.

 

Região

 

No Nordeste, a vantagem de Dilma é de 37 pontos em relação a Serra. Na região ela é apontada como candidata por 58,4% do eleitorado; Serra por 21,4% e Marina Silva por 5,5%. No Sul, José Serra mantém a liderança com 42,6% da preferência do eleitorado, contra 37,1% de Dilma e 8,6% de Marina.

 

A variação da preferência entre Dilma e Serra acompanha o índice de aprovação do presidente Lula dividido por regiões. Aprovado positivamente por 77,5% do eleitorado, Lula é avaliado como ótimo por 51,6% da região Nordeste, enquanto apenas 27,5% responderam da mesma forma na região Sul.

 

No Norte e Centro-Oeste os resultados foram: 38,4% para Dilma; 34,1% para Serra; e 8,9% para Marina. No sudeste, Dilma e Serra tem impacto técnico, apontados por 33,2% e 33,5% do eleitorado respectivamente. Marina tem 10,2% das intenções de voto na região.

 

Urbano x Rural

 

Dilma Rousseff também lidera a pesquisa na divisão do eleitorado entre regiões urbana e rural. Da média de 41,6% de preferência que a petista tem nacionalmente, 51,2% estão na área rural e 39,9% na urbana. Os 31,6% pontos de Serra estão divididos em 27,2% de eleitores da região rural e 32,3% de locais urbanos. Os pontos de Marina Silva estão divididos entre 8,7% urbano e 7% rural, totalizando a média de 8,5%.

 

Sexo e idade

 

Na divisão do eleitorado por sexo, Dilma lidera nas duas categorias. Entre o eleitorado masculino a petista é indicada como candidata por 45,5% dos entrevistados, contra 30,9% de Serra e 7,2% de Marina. Entre os entrevistados do sexo feminino, 38,1% disseram votar em Dilma, 32,1% em Serra e 9,6% em Marina Silva. Entre todas as classificações do eleitor por faixa etária, Dilma também está na frente.

 

Escolaridade

 

Quando os eleitores são divididos entre nível de escolaridade, José Serra mantém a liderança apenas na faixa de eleitores com nível superior completo. Ele é apontado como candidato por 39,5% dos entrevistados, enquanto Dilma tem 33,9% das indicações, e Marina Silva 10,3%. Nas demais classificações – nível primário, ginasial e colegial – Dilma está na frente, tendo a maior vantagem entre os eleitores que concluíram apenas o nível primário: 45% a 29,9% de Serra e 7,1% de Marina.

 

Renda Familiar

 

Entre os entrevistados da pesquisa, 58,3% dos eleitores com renda familiar acima de 20 salários mínimos responderam José Serra quando perguntados em que votarão para presidente nestas eleições. Na mesma faixa, Dilma teve 20% e Marina Silva teve menos de 1%. Na faixa de 10 a 20 salários mínimos, Serra também lidera com 42,9% dos votos, contra 33,3% de Dilma e 10,5% de Marina. Os eleitores que ganham de 5 a 10 salários ficaram divididos entre os dois adversários mais bem colocados: 37,1% para Dilma e 37,4% para Serra, ficando Marina Silva com 9,4%.

 

Os entrevistados que declararam receber menos de cinco salários mínimos deram preferência a Dilma. A maior vantagem dela e na faixa que ganha até um salário: 48,6% da preferência. Serra tem 27,1% nesta faixa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.