Ciro ensaia discurso para 2010

Programa do PSB na TV põe ex-ministro em destaque

Silvia Amorim, O Estadao de S.Paulo

04 de setembro de 2009 | 00h00

Com planos de lançar-se candidato à Presidência da República em 2010, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) foi a estrela do programa da legenda que foi ao ar ontem à noite em rede nacional de rádio e televisão. Ciro explorou a proximidade que tem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deu sinais sobre o discurso que adotará numa eventual campanha.

"Quando eu fui ministro da Integração Nacional tive a oportunidade de caminhar pelo Brasil inteiro. Convivi de perto com o presidente Lula, que abriu as portas para as grandes transformações que estamos vivendo", diz. Para reforçar a ligação com Lula, o partido apresentou fotos de Lula e do deputado Miguel Arraes - que morreu em 2005 - lado a lado.

"Mas nós precisamos avançar, evoluir, pensar com mais profundidade nesse Brasil de amanhã. O governo do presidente Lula é só o ponto de partida na direção do que queremos e podemos fazer. Precisamos de um partido que tenha ideias novas, que construa esse Brasil que a senhora sonha para seus filhos", afirmou Ciro.

A candidatura do deputado é hoje uma incógnita. Ele já declarou diversas vezes publicamente seu desejo em disputar o Palácio do Planalto no próximo ano. Lula tem defendido, contudo, que o PSB, que compõe a base de seu governo, não tenha candidato próprio e apoie a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O PSB também avalia a possibilidade de lançar Ciro na disputa pelo governo paulista com o apoio do PT.

Em meio ao debate atual sobre a ética na esfera pública, o partido apresentou-se como defensor da "transparência" e da "responsabilidade" no uso do dinheiro público. O discurso foi feito pelo governador de Pernambuco, Eduardo Paes (PSB), que tentará a reeleição no ano que vem.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.