Chefe de ação que resultou em morte de sem-terra é afastado

Autópsia mostrou que vítima foi atingida pelo chumbo da arma de uso restrito de forças policiais

Elder Ogliari, O Estado de S.Paulo

22 de agosto de 2009 | 18h24

O coronel Lauro Binsfield foi afastado do posto de subcomandante-geral da Brigada Militar (a polícia militar gaúcha) neste sábado, um dia depois de chefiar a operação de desocupação de uma fazenda que resultou na morte do sem-terra Elton Brum da Silva, de 44 anos, em São Gabriel.

 

Ao anunciar a substituição de Binsfield pelo chefe do policiamento da capital, coronel Jones Calixtrato, o comandante da corporação, coronel João Carlos Trindade Lopes, admitiu que houve algum erro na ação da tropa, que estava orientada a usar somente munição não letal.

 

Durante a operação, os cerca de 300 soldados da Brigada Militar enfrentaram resistência dos 270 sem-terra que estavam dentro da Fazenda Southall havia nove dias. Na confusão, em meio ao barulho de bombas de efeito moral e disparos de balas de borracha, um tiro de espingarda calibre 12, carregada com projétil de chumbo, acertou Silva nas costas.

 

Na hora do tumulto ninguém ouviu o disparo e nem identificou seu autor. A autópsia mostrou que Silva foi atingido pelo chumbo da arma de uso restrito de forças policiais. A própria Brigada Militar admite que o tiro foi dado por um de seus agentes. "Essa probabilidade é bastante grande até porque não encontramos armamento dessa característica entre os invasores", disse Trindade. Tanto a corporação quanto a Polícia Civil e o Ministério Público estão investigando o caso.

 

Crítica

 

O ouvidor agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gercino José da Silva Filho, viajou para o Rio Grande do Sul e, ao chegar, criticou a Brigada Militar por não ter aderido ao Manual de Diretrizes Nacionais para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva, que restringe o uso de cães, cavalos e armas de fogo em operações como a de São Gabriel. Trindade disse que as normas da polícia militar gaúcha são anteriores ao manual, criado em abril do ano passado, e alinhadas no mesmo sentido.

 

Manifestação

 

O corpo de Elton Brum da Silva foi velado numa capela da Santa Casa de Caridade de São Gabriel por centenas de sem-terra, que se despediram dele numa cerimônia religiosa ao amanhecer. Logo depois, o caixão foi levado para sepultamento em Canguçu, no sul do Estado, acompanhado por um grupo menor, de amigos e familiares.

 

Enquanto o cortejo seguia para a terra natal da vítima, os sem-terra que ficaram em São Gabriel promoveram uma manifestação no centro da cidade para pedir a identificação e condenação do autor do disparo e, ao mesmo tempo, reivindicar das autoridades o assentamento de cerca de duas mil famílias acampadas no Estado. A passeata inicial ocorreu em clima tenso. Alguns moradores e ruralistas que passavam pelo local trocaram ofensas com os manifestantes. Uma jovem militante do MST quase foi atropelada pela caminhonete de um fazendeiro. Os sem-terra caminharam até a para a praça central da cidade, de onde voltariam para seus acampamentos à tarde.

Tudo o que sabemos sobre:
Brigada MilitarMSTRS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.