Caxias do Sul teve maior protesto no Rio Grande do Sul em 2013

Aconteceu em Caxias do Sul, a 130 km de Porto Alegre, o maior protesto do Estado, com 35 mil manifestantes, em 21 de junho de 2013. Houve confronto com a polícia, foram presas 22 pessoas e 15 policiais ficaram feridos. A Brigada Militar admitiu que foi surpreendida pelo grande número de pessoas no ato.

Luciana Nunes Leal, O Estado de S. Paulo

06 Junho 2014 | 21h41

Na véspera, em Porto Alegre, quatro manifestantes foram feridos durante um confronto com policiais. Ao final da manifestação, que reuniu 15 mil pessoas, houve depredações de lojas e bancos no centro. Na semana anterior, um grupo de manifestantes encapuzados havia feito barricadas nas ruas da capital e mais de 30 pessoas foram presas. Redução do preço da passagem de ônibus, críticas aos gastos com a Copa e cobranças por melhorias nos serviços públicos eram os temas das primeiras manifestações.

Com a proximidade da Copa, os protestos foram retomados, mas reúnem, no máximo, 200 pessoas.

No dia 15 de maio, quatro protestos simultâneos contra a Copa mobilizaram estudantes, servidores municipais, funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e profissionais de saúde.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.