Carreata de Serra passa perto da casa de Lula no ABC

Na véspera do segundo turno da eleição presidencial, o candidato tucano José Serra fez campanha na cidade que é berço do PT (Partido dos Trabalhadores) e do sindicalismo brasileiro, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

DAIENE CARDOSO E BRUNO TAVARES, Agência Estado

30 de outubro de 2010 | 18h35

O candidato percorreu em carreata a principal rua do centro comercial da cidade, próximo à residência do presidente Luis Inácio Lula da Silva e da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de onde Lula despontou para política nacional. "São Bernardo do Campo é um lugar significativo, importante, berço da nova industrialização de São Paulo e do Brasil", disse Serra.

O presidenciável alegou que fez questão de passar pela cidade por não ser distante do bairro paulistano onde nasceu, a Mooca, e também por se tratar de uma cidade onde, segundo ele, sempre foi muito bem votado. "É uma cidade com a qual tenho muitos vínculos", completou.

No final da carreata, que durou aproximadamente 40 minutos, o candidato rebateu as pesquisas de intenção de voto que apontam desvantagem de sua candidatura em relação à da petista Dilma Rousseff. "Não tem o que reverter de hoje para amanhã. Amanhã é o dia da decisão. Não é um campeonato, é uma partida só. É o dia que os eleitores decidem", disse o candidato, dizendo-se confiante nos resultados das urnas.

O candidato afirmou que a campanha foi prazerosa, mas reclamou das dificuldades enfrentadas por causa do comportamento dos concorrentes, "que tratam os adversários como inimigos e não como oponentes".

"Mas nós soubemos ignorar essas questões, não nos intimidar e tratar os adversários, os oponentes, como competidores e não como inimigos", afirmou. Questionado sobre as declarações do presidente Lula a respeito do baixo nível da campanha, o tucano provocou: "ele mais do que ninguém pode explicar isso." O candidato seguiu para a cidade de Suzano, também na Grande São Paulo, onde encerra a campanha presidencial em carreata.

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições 2010SerraLula

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.