PUBLICIDADE

Candidato de Ribeirão Pires é enquadrado na Lei da Ficha Limpa

Edinaldo de Menezes (PPS) sofreu revés no TRE-SP, mas manteve a candidatura esperando decisão favorável no SE

Por Pedro da Rocha e do O Estado de S. Paulo
Atualização:

SÃO PAULO - O candidato à Prefeitura de Ribeirão Pires, Edinaldo de Menezes (PPS), teve seu registro de candidatura indeferido peloTribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, mas, após reunião com a cúpula de sua coligação na noite desta terça-feira, 4, decidiu manter-se na disputa esperando decisão favorável em recurso no Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

 

PUBLICIDADE

O candidato do PPS é apoiado pelo atual prefeito da cidade, Clóvis Volpi (PV). Menezes fora condenado por abuso de poder político pelo uso do jornal da família na campanha de 2004. Ele considerou injusto o resultado, "meus advogados esperam conseguir decisão favorável no TSE. Existem vários casos julgados na instância superior contrariando o entendimento do TRE-SP", afirmou Menezes.

 

O pedido de impugnação veio da coligação "Mudar Para Melhor", do candidato Saulo Benevides (PMDB). Os advogados de Menezes argumentaram que como ele havia sido condenado antes da entrada em vigor da Lei da Fica Limpa, o prazo de inelegibilidade para aqueles condenados por abuso de poder seria de três anos. Na decisão, a juíza Clarissa Campos Bernardo considerou o prazo de oito anos de inelegibilidade, estabelecido na Lei da Ficha Limpa, aplicável inclusive para condenações anteriores à criação da lei.

 

Na última pesquisa Ibope de intenção de votos na cidade, Menezes aparecia com 21% dos votos. Ele estava tecnicamente empatado com Saulo Benevides e Maria Inês Soares (PT), com 26% e 24% respectivamente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.