Candidato de centro-esquerda lidera pesquisa na Itália

O líder de centro-esquerda Pier Luigi Bersani é o favorito entre os italianos para liderar o próximo governo, seguido em segundo e terceiro lugares pelos ex-primeiro-ministros Mario Monti e Silvio Berlusconi, mostrou uma pesquisa no domingo.

Reuters

30 de dezembro de 2012 | 11h36

Bersani marcou 36,2 por cento, enquanto Monti tem 23,3 por cento e Berlusconi tem 21,8, mostrou a pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa eleitoral CISE para o diário Il Sole 24 Ore. A pesquisa com 1.309 italianos foi realizada entre 22 de dezembro e 28 de dezembro.

Quem quer que ganhe as eleições de 24 e 25 de fevereiro terá de lidar com uma profunda recessão e aumento do desemprego na terceira maior economia da zona do euro, bem como manter as finanças públicas sob controle.

Ex-comissário europeu, Monti foi nomeado para liderar um governo não eleito de especialistas para salvar a Itália da crise financeira um ano atrás.

Ele é o preferido de investidores internacionais, da Igreja Católica, e do setor de negócios, e tem sido amplamente creditado com o restabelecimento da credibilidade da Itália após os anos de escândalos de Berlusconi.

As coligações que vão apoiar os principais candidatos ministeriais ainda não estão concluídas.

(Reportagem de Catherine Hornby)

Tudo o que sabemos sobre:
POLITICAITALIAELEICOES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.