Maryanna Oliveira/Agência Câmara
Maryanna Oliveira/Agência Câmara

Câmara retoma votação da Mesa Diretora; entenda cargos em disputa

Escolha da composição da nova mesa se tornou uma polêmica depois do presidente Arthur Lira (Progressistas-AL), excluir o bloco do candidato derrotado; após acordo, eleição deve incluir dois não governistas

Redação, O Estado de S.Paulo

03 de fevereiro de 2021 | 12h04

A Câmara dos Deputados iniciou no fim da manhã desta quarta-feira, 3, a sessão para dar continuidade à eleição de cargos da Mesa Diretora, colegiado responsável por decisões administrativas e até políticas. A escolha da composição da nova mesa se tornou uma polêmica após o presidente eleito da Câmara, o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL), excluir o bloco de apoio do candidato derrotado Baleia Rossi (MDB-SP) em seu primeiro ato à frente da Casa.

Pressionado por partidos de oposição, que chegaram a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a exclusão do bloco, Lira recuou e aceitou novo acordo sobre a divisão dos cargos na Mesa Diretora, que deve ter sete integrantes, sendo dois de oposição ao governo Bolsonaro.

Com o acordo, alguns nomes começam a ser dispontar como favoritos para determinados cargos. Luciano Bivar (PSL-PE), ao que tudo indica, será o primeiro secretário, posto que tem o controle do "caixa" da Câmara. Marília Arraes (PT-PE) deve ficar com a segunda secretaria. Como combinado anteriormente, a primeira vice-presidência ficará com o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e a segunda, com André de Paula (PSD-PE). 

Conheça os cargos da Mesa Diretora da Câmara e entenda as atribuições de cada posto em disputa:

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.