Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Câmara aprova transformação de cargos comissionados em funções de servidores concursados

Novas atribuições, divididas em quatro níveis (FCPE-1, FCPE-2, FCPE-3 e FCPE-4), serão privativas de servidores efetivos da União, Estados, Distrito Federal ou municípios

Erich Decat, O Estado de S.Paulo

13 de setembro de 2016 | 16h49

BRASÍLIA - O plenário da Câmara aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira, Medida Provisória que transforma 10.462 cargos em comissão de livre nomeação (DAS) em funções comissionadas do Poder Executivo (FCPE), de ocupação exclusiva por servidores públicos concursados. O texto segue para votação do Senado.

As novas funções, divididas em quatro níveis (FCPE-1, FCPE-2, FCPE-3 e FCPE-4), serão privativas de servidores efetivos da União, Estados, Distrito Federal ou municípios.

As funções comissionadas destinam-se ao exercício de atividades de direção, chefia e assessoramento nos órgãos e nas entidades do Poder Executivo Federal e conferem ao servidor o conjunto de atribuições e responsabilidades correspondentes às competências da unidade prevista na estrutura organizacional do órgão ou da entidade.

De acordo com o texto aprovado, o valor da retribuição recebida pela ocupação de uma função comissionada não se incorporará à remuneração do servidor e não integrará os proventos de aposentadoria e pensão.

Tudo o que sabemos sobre:
Poder ExecutivoUnião

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.