Câmara aprova redução de idade para concorrer eleição a deputado

Novo projeto estabelece que candidatos terão de ter 18 anos para disputar o cargo

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla
Por Beatriz Bulla e Daniel de Carvalho
Atualização:

BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 11, a redução de 21 anos para 18 anos como idade mínima para concorrer a uma vaga de deputado federal ou estadual. A proposta foi aprovada em primeiro turno pela Casa e ainda precisará passar por nova votação antes de ser encaminhada ao Senado.

A idade para eleger prefeitos segue em 21 anos e para vereadores continua em 18 anos. Foram 337 votos favoráveis à alteração e 73 contrários, com duas abstenções.

Neste momento, o plenário da Câmara vota o projeto que baixa de 30 para 29 anos a idade de elegibilidade de governadores e reduz também de 35 anos para 29 anos o mínimo para concorrer a uma cadeira no Senado. 

Novo projeto reduz de 21 para18 anos aidade mínima para se concorrer a uma vaga dedeputado federal ouestadual Foto: André Dusek/Estadão

PUBLICIDADE

Depois da análise da idade mínima, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), irá colocar em votação a proposta que altera a data da posse presidencial. A ideia é que a posse ocorra no primeiro dia útil do ano e não mais no dia 1º de janeiro. 

Ontem à noite, a Câmara aprovou nesta noite a mudança no tempo de mandato dos políticos para cinco anos, mas rejeitou o voto facultativo no País e a coincidência de datas das eleições. As mudanças começam a valer em 2020, mas só serão consolidadas em 2027. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.