PUBLICIDADE

Câmara aprova projeto que reduz tempo de aposentadoria de deficientes

Proposta reduz tempo de contribuição em até dez anos, de acordo com grau de deficiência

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Denise Madueño, de O Estado de S. Paulo

 

PUBLICIDADE

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 14, projeto de lei complementar que estabelece critérios especiais para a concessão de aposentadoria à pessoa com deficiência filiada ao Regime Geral da Previdência Social.

 

A proposta reduz o tempo de contribuição em até dez anos de acordo com o grau de deficiência, leve, moderada ou grave, e em cinco anos para todos os segurados com deficiência que se aposentarem por idade.

 

A proposta considera segurado com deficiência a pessoa que apresentar restrição física, mental, auditiva,intelectual ou sensorial, visual ou múltipla, de natureza permanente, que restrinja sua capacidade funcional para exercer diariamente o trabalho.

 

O grau de deficiência será definido por um regulamento e atestado por perícia do Instituto do Seguro Social (INSS) a cada 15 anos. Em caso de agravamento da doença, o segurado poderá solicitar a realização de perícia em menor tempo.

 

O projeto foi aprovado com 324 votos a favor e uma única abstenção, do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG). O projeto, de autoria do ex-deputado Leonardo Mattos, segue para votação no Senado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.