Brasil firma acordo com França para fabricar helicópteros

O governo anunciou nesta segunda-feiraum acordo com a França para que a empresa Eurocopter fabriquehelicópteros no país, em uma medida que faz parte de uma amplaaliança estratégica de defesa.

REUTERS

30 de junho de 2008 | 22h12

As Forças Armadas brasileiras vão comprar helicópterosSuper Cougar a serem construídos pela Helibras, subsidiária daEurocopter no Brasil, disse o presidente Luiz Inácio Lula daSilva durante a cerimônia de assinatura em uma instalação daHelibras no centro de Minas Gerais.

"Essas instalações vão produzir aeronaves que vão servirnossas Forças Armadas e setores estratégicos da nossa economia,como a exploração de petróleo em plataformas", disse Lula.

A Eurocopter vai investir entre 300 milhões e 400 milhõesde dólares para ampliar as instalações, disse a empresa emcomunicado.

Ambos os lados ainda têm de negociar o número exato dehelicópteros a serem comprados junto à Eurocopter, subsidiáriada EADS .

Mas o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o Brasilpretende comprar 50 modelos Super Cougar, o primeiro delessendo entregue em 2010.

O ministro da Defesa da França, Herve Morin, cancelou umaplanejada visita ao Brasil para a cerimônia de assinatura doacordo, disse um porta-voz do Palácio do Planalto.

Com o acordo, a França poderá transferir tecnologia eajudar o Brasil a ampliar a capacidade de exportação de suaindústria de aviação, ajudando na montagem de componentes dasaeronaves como motores e sistemas elétricos, diz a nota.

"Até 2010 nós queremos que o contingente doméstico dasnossas compras de defesa subam para 50 por cento e até 2020,para 80 por cento", afirmou Lula.

Os dois países esperam firmar até dezembro uma aliançaestratégica de defesa que inclui a construção de um submarinonuclear no Brasil.

O Brasil embarcou em um grande programa para atualizar emelhorar suas forças armadas, planejando comprar e construirequipamentos para defender reservas de petróleo em alto mar, esuas fronteiras na selva amazônica.

(Reportagem de Raymond Colitt)

Tudo o que sabemos sobre:
GERALHELICOPTEROSATUAL

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.