Brasil firma acordo com França para construção de helicópteros

O governo anunciou nesta segunda-feiraum acordo com a França para que a empresa Eurocopter fabriquehelicópteros no país, em uma medida que faz parte de uma amplaaliança estratégica de defesa.

REUTERS

30 de junho de 2008 | 20h06

Os dois países garantiram facilitar a compra dehelicópteros Super Cougar, a serem construídos pela Helibras, asubsidiária da Eurocopter no Brasil, informou a Presidência emum comunicado. A Eurocopter é subsidiária da EADS .

A nota não deu detalhes sobre o número de helicópteros daEurocopter a serem produzidos ou esperados para compra pelasForças Armadas do Brasil.

O ministro da Defesa da França, Herve Morin, cancelou umaplanejada visita ao Brasil para a cerimônia de assinatura doacordo, disse um porta-voz do Palácio do Planalto.

Com o acordo, a França poderá transferir tecnologia eajudar o Brasil a ampliar a capacidade de exportação de suaindústria de aviação, ajudando na montagem de componentes dasaeronaves como motores e sistemas elétricos, diz a nota.

Os dois países esperam firmar até dezembro uma aliançaestratégica de defesa que inclui a construção de um submarinonuclear no Brasil.

O Brasil embarcou em um grande programa para atualizar emelhorar suas forças armadas, planejando comprar e construirequipamentos para defender reservas de petróleo em alto mar, esuas fronteiras na selva amazônica.

(Reportagem de Raymond Colitt)

Tudo o que sabemos sobre:
GERALFRANCAHELICOPTEROS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.