Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Bolsonaro diz no Twitter que fará exames para definir se precisará de nova cirurgia

Presidente está internado com quadro de obstrução intestinal; equipe médica informou que estado de saúde é 'estável'

Iander Porcella e Davi Medeiros, O Estado de S.Paulo

03 de janeiro de 2022 | 09h49

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no Twitter que fará exames no Hospital Vila Nova Star, onde está internado desde a madrugada, para definir se precisará de uma nova cirurgia para tratar novo quadro de obstrução intestinal. O hospital informou na manhã desta segunda-feira, 3, que o mandatário está estável, em tratamento e sem previsão de alta.

“Comecei a passar mal após o almoço de domingo. Cheguei ao hospital às 3hde hoje. Me colocaram sonda nasogástrica (para alimentação). Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal”, escreveu Bolsonaro na rede social. Em uma foto divulgada junto com a publicação no Twitter, o presidente aparece na cama do hospital fazendo gesto positivo e já usando a sonda.

De acordo com o boletim divulgado pelo Vila Nova Star, Bolsonaro será reavaliado ao longo da manhã pela equipe do médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente desde setembro de 2018, quando Bolsonaro sofreu uma facada na região do abdômen durante a campanha eleitoral. Macedo está no exterior e, segundo Bolsonaro, chegará ao Brasil às 15h (de Brasília).

Mais cedo, o Palácio do Planalto havia confirmado a entrada de Bolsonaro no hospital.  De acordo com nota da Secretaria Especial de Comunicação (Secom), o presidente “passa bem”.

Bolsonaro estava de férias em São Francisco do Sul (SC) desde a última segunda-feira, 27, e voltaria hoje a Brasília. Nesta madrugada, deixou o litoral catarinense de helicóptero em direção a Joinville. De lá embarcou para São Paulo com a comitiva presidencial. 

A passagem do presidente pelo litoral catarinense foi marcada por passeios de moto aquática e uma visita ao parque temático Beto Carrero World. O chefe do Palácio do Planalto foi criticado por manter as férias mesmo em meio à emergência gerada pelas fortes chuvas na Bahia, que já causaram mais de 20 mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas. 

Bolsonaro havia dado entrada no Vila Nova Star pela última vez em julho de 2021, quando também sentiu dores abdominais e ficou quatro dias no hospital, localizado na Vila Nova Conceição, na Zona Sul da capital paulista. O presidente já realizou seis cirurgias em decorrência do atentado a faca sofrido em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Tudo o que sabemos sobre:
Jair Bolsonaro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.