PUBLICIDADE

Bolsonaro escorrega e cai após descer de helicóptero em Goiás

Presidente seguiu normalmente para a cerimônia de inauguração de hospital e trocou afagos com o governador Ronaldo Caiado

PUBLICIDADE

Foto do author Daniel  Weterman
Por Daniel Weterman e Gabriela Biló
Atualização:

BRASPILIA - O presidente Jair Bolsonaro sofreu um contratempo ao chegar em Águas Lindas de Goiás, onde participou de evento nesta sexta-feira, 5. Após cumprimentar bombeiros que trabalham na área onde desembarcou de helicóptero, escorregou e caiu de joelhos no chão de terra. Auxiliares que o acompanhavam o ajudaram a se levantar. Em seguida, o presidente caminhou normalmente até o local da cerimônia.

Bolsonaro foi à cidade goiana para inaugurar o primeiro hospital de campanha montado pelo governo federal para atender pacientes de covid-19. O presidente foi recebido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), com quem teve divergências no combate à pandemia e hoje trocou afagos.

O presidente Jair Bolsonaro escorregaao chegar para inaguração em Águas Lindas de Goiás na manhã desexta-feira, 5 de junho Foto: Gabriela Biló/Estadão

O presidente já havia sofrido uma queda no fim do ano passado, quando escorregou no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça. Na ocasião, chegou a ser levado ao hospital, onde passou a noite em observação.

O presidente Jair Bolsonaro cai após escorregarna chegada de helicóptero a Goiás Foto: Gabriela Biló/Estadão

Desde a campanha eleitoral, quando sofreu uma facada durante ato em Juiz de Fora (MG), o presidente precisou passar por quatro cirurgias. A última delas foi uma operação de correção de hérnia incisional, em setembro do ano passado.

O presidente Jair Bolsonaro é amparado após escorregar e cair Foto: Gabriela Biló/Estadão
Depois da queda, o presidente Jair Bolsonaro caminhou normalmente até o local da inauguração do hospital de campanha em Goiás Foto: Gabriela Biló/Estadão

PUBLICIDADE

Anfitrião

Sem máscara, Bolsonaro chegou ao local de helicóptero, acompanhado dos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello (interino), da Casa Civil, Braga Netto, e da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações, Marcos Pontes. Com máscara, Caiado, o anfitrião da solenidade, fez um discurso elogioso às ações do governo federal voltadas para o Estado e chamou Bolsonaro de amigo. O governador de Goiás havia rompido relações com o presidente no começo da pandemia, após ele chamar a covid-19 de "gripezinha". Em discurso durante a inauguração, Bolsonaro agradeceu a Caiado pela oportunidade de participar do evento: "Sempre fomos amigos e morreremos amigos, afinal de contas, isso começou lá trás", disse o presidente. Pelas redes sociais, o governador respondeu: "Agradeço pelo carinho, amigo Jair Bolsonaro. Faço minhas as suas palavras."

O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), também participou do evento.

Publicidade

Apoiadores acompanharam apenas de longe a chegada e a saída de Bolsonaro. Não houve grandes aglomerações, como na visita anterior de Bolsonaro ao local, em abril. Os moradores do local que saíram para ver o presidente usavam máscaras e estavam em cerca de 50 pessoas.

O hospital de campanha inaugurado nesta sexta por Bolsonaro tem capacidade para 200 leitos. Inicialmente, porém, serão utilizados 60, sendo 50 leitos de enfermaria e 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de acordo com a prefeitura de Águas Lindas.

O município tem 269 casos confirmados do novo coronavírus e seis mortes pela doença, conforme boletim divulgado na quinta-feira, 4.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.