PUBLICIDADE

Bolsonaro diz a deputados: ‘Parlamento é meu, Presidência é de vocês’

É a segunda vez que o presidente vai ao Legislativo em menos de duas semanas; gesto indica aproximação com deputados

Foto do author Julia Lindner
Por Renato Onofre e Julia Lindner
Atualização:

BRASÍLIA  - O presidente Jair Bolsonaro esteve nesta terça-feira, 4, no Congresso em mais uma tentativa de aproximação com os parlamentares. Sem uma base aliada consolidada e após enfrentar sucessivas derrotas em votações na Câmara, o presidente foi entregar a proposta que modifica o Código de Trânsito, uma de suas promessas de campanha. “O Parlamento é meu e a Presidência é de vocês”, disse Bolsonaro aos deputados - acompanhe os projetos do governo no Monitor Bolsonaro

A proposta de Bolsonaro foi entregue nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO

PUBLICIDADE

Tratando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como “nosso presidente”, disse que a relação mais próxima “fortalece a democracia”. “Eu fiquei aqui 28 anos e tenho momentos muito felizes aqui dentro. E estar ao lado de vocês nos fortalece e nossa democracia”, afirmou Bolsonaro.

O gesto do presidente ocorre no momento em que Palácio do Planalto, Congresso e Judiciário discutem a assinatura de um pacto entre os Poderes e após manifestantes elegeram o Congresso e, principalmente, Maia, como alvo de críticas nos atos a favor do governo no último dia 26.

Embora sem uma participação direta do governo nas manifestações, parlamentares entenderam que houve incentivo de Bolsonaro aos atos.

Foi a segunda vez em menos de duas semanas que o presidente visitou a Câmara. Na semana passada, Bolsonaro atravessou a pé a pista que separa o Palácio do Planalto e o Congresso para participar de uma homenagem ao humorista Carlos Alberto da Nóbrega. Na ocasião, Maia ficou irritado por não ter sido avisado. Desta vez, o presidente da Câmara chegou bem humorado, avisando à imprensa que “estava feliz”. O compromisso constava da agenda oficial dos dois desde a noite anterior.

“Obviamente, estamos vindo aqui para apresentar um projeto e também para conversar um pouco com Rodrigo Maia, nosso presidente. Um projeto que já conversei com ele no passado de nossa intenção e, algumas ideias, vieram do próprio Rodrigo Maia. Mas, em grande parte, pegamos ideias de projetos que tramitavam em nossa Casa e mexe com todo mundo”, disse o presidente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.