PUBLICIDADE

BBB da CPI: Em dia de Coronavac, redes bombaram cloroquina para ‘ema’ e covid de Stênio Garcia

Depoimento do diretor do Instituto Butantan gera posts sobre eficácia das vacinas, ‘atuação de Doria’ e, claro, debates sobre cloroquina

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Ferraz
Por Adriana Ferraz
Atualização:

Depois de um dia de abstinência - não houve depoimentos nesta quarta, 26 -, a CPI da Covid voltou a abastecer as redes com memes e recordações antigas que a internet não perdoa, com a já histórica imagem do presidente Jair Bolsonaro oferecendo cloroquina para uma das emas que frequentam os jardins do Palácio da Alvorada.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em depoimento à CPI da Covid Foto: Adriano Machado / Reuters

O autor da “lembrança” foi o senador Humberto Costa (PT-PE), que, além de expor mais uma vez a tentativa mal sucedida de o presidente medicar o animal - ela correu -, ainda elogiou o governador paulista, João Doria (PSDB), por “bater na mesa” em um vídeo veiculado na sessão em busca de vacina contra a covid-19.

PUBLICIDADE

O tema vacina, claro, dominou os posts desta quinta, 27, já que o convocado da vez foi o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o responsável pela Coronavac. E teve de tudo: de vacina chinesa a uso de fetos em sua produção (fake news desmentida ainda em janeiro) e lista de “produtos mais eficazes” contra o coronavírus, como “pinga com alho”.

Ranking de eficácia coloca Coronavac abaixo de “gemada de ovo caipira”, “pinga com alho” e até “churrasco grego com suco”

Piadas sobre a eficácia da Coronavac tomaram conta das redes bolsonaristas depois que senadores da chamada “tropa de choque governista” citaram a eficácia geral do imunizante, que é de 50,38%

O retorno de Joice Hasselmann

Ela voltou, mas está do outro lado da rede agora. E já de olho em 2022. Não, não está fazendo campanha, mas cobrando o seu ex-aliado, o presidente Jair Bolsonaro, sobre aquisição de vacinas para o ano que vem..

Publicidade

Ex-presidente José Sarney e ator Stênio Garcia são citados por senador governista para desacreditar vacina. O Estadão Verifica já sabe disso faz tempo…

E, claro, a fake news virou meme

Silas Malafaia quer convite para a CPI

Fake antiga sobre vacina ser feita com fetos abortados provocou revolta na web

Ainda em janeiro o Instituto Butantan publicou uma nota desmentindo que a Coronavac fosse produzida a partir de células retiradas de fetos abortados. Mas o senador Marcos do Val (Podemos-ES) caiu nela.. e teve reação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.