PUBLICIDADE

Arqueóloga comanda luta por aeroporto no Piauí

Responsável por provas da existência do homem nas Américas há 100 mil anos, Niède Guidon diz que é preciso fazer o aeroporto

PUBLICIDADE

Por João Domingos
Atualização:

Responsável por virar as teorias de ocupação do continente americano de cabeça para baixo, a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon promete não sossegar enquanto São Raimundo Nonato não tiver seu aeroporto. Niède é a cientista responsável pelas provas de que o homo sapiens já vivia nas Américas há 100 mil anos.

 

PUBLICIDADE

"Nesta região está o mais importante sítio arqueológico das Américas, com registro de pinturas rupestres sobre a atividade humana de 40 mil, 35 mil anos", disse Niède ao Estado. "É preciso ter um aeroporto que possa receber os cientistas e pesquisadores, além de turistas de todo o mundo." Hoje, o aeroporto homologado para a descida de grandes jatos mais próximo fica em Petrolina (PE). Depois, são até cinco horas por estradas.

 

A arqueóloga disse que uma empresa suíça contratada para fazer o levantamento do potencial turístico da região concluiu que com o aeroporto o movimento rumo a São Raimundo Nonato será intenso, porque os sítios arqueológicos lá existentes interessam ao mundo todo. "Nosso público aqui será A e AA e existe lugar até para um hotel seis estrelas".

 

Região tem mais  de 1.200 sítios com arte rupestre

 

A Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) cadastrou 1.223 sítios com arte rupestre na região do Parque Nacional da Serra da Capivara – 922 com pinturas, 218 com pinturas e gravuras e 83 somente com gravuras. O Parque da Serra da Capivara é um dos patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco.

 

Uma das entradas mais procuradas fica a cerca de 20 quilômetros de São Raimundo Nonato e a 10 km de Coronel José Dias. É conhecida por Pedra Furada. Por ela pode-se ter acesso a um dos sítios mais importantes do parque, com mais de 1.100 pinturas e gravuras rupestres, de cerca de 40 mil e 35 mil anos, além de vestígios de fogueiras.

 

Nesse sítio os paredões inclinados impedem que os visitantes se molhem, em caso de chuva. Era abrigo dos habitantes pré-históricos.

Publicidade

 

Para fazer o trabalho de infraestrutura de visitação do Parque Nacional da Serra da Capivara, Niède foi a Washington convencer o então presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, a visitar São Raimundo Nonato. Conseguiu. Em seguida o BID liberou US$ 1,4 milhão para a Fundação Museu do Homem Americano fazer as obras de infraestrutura para visitação do parque. "É possível fazer com que tudo aqui fique autossustentável", afirmou Niède.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.