Área ocupada em SP é três vezes maior que o Vaticano

Segundo moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos, 80% das construções da área são de alvenaria.

BBC Brasil, BBC

24 de janeiro de 2012 | 06h30

Pinheirinho, antes e depois

Com uma área 1,3 milhão de metros quadrados - equivalente a três veres a área total do Vaticano - o Pinheirinho, em São José dos Campos, a 93 km de São Paulo, era o endereço de 6 mil pessoas até o último domingo.

Ocupado há quase uma década, o terreno na periferia da rica cidade do Vale do Paraiba foi palco de um enfrentamento entre policiais e moradores, durante uma operação para reintegração de posse.

O fotógrafo Flavio Foster fotografou o local antes e depois da operação.

Segundo as lideranças locais, 80% das construções do Pinheirinho são de alvenaria. A comunidade tem ruas, igrejas e comércio, em situação irregular.

Um censo da Prefeitura de São José dos Campos mostra que 73,7% dos moradores vivem no local há mais de dois anos. Os líderes da ocupação acusam o governo municipal de não querer regularizar a área.

A reintegração de posse foi alvo de criticas de ativistas de direitos humanos, que acusam a polícia de se adiantar a uma negociação para a saída pacífica dos moradores. O governador Geraldo Alckmin prometeu apurar eventuais irregularidades. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.