Adriano Machado/Reuters
Adriano Machado/Reuters

Diagnosticado com covid-19, Mourão teve febre e dor de cabeça, diz boletim

De acordo com a nota, vice-presidente passa bem e faz uso de remédios sem eficácia comprovada para a doença, como a hidroxicloroquina

Redação, O Estado de S.Paulo

28 de dezembro de 2020 | 10h45

Diagnosticado com covid-19, o vice-presidente Hamilton Mourão tomou medicamentos para dor e febre e apresenta “bom estado de saúde”, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira, 28.

De acordo com a assessoria do vice-presidente, ele está fazendo uso da hidroxicloroquina, medicamento que não tem eficácia comprovada no tratamento contra o novo coronavírus, mas que foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro em diversas oportunidades. 

“O estado geral de saúde do Vice-Presidente da República é bom, encontrando-se em isolamento na residência oficial do Jaburu”, diz a nota divulgada nesta segunda pela assessoria de comunicação de Mourão. 

O texto diz ainda que “de acordo com a recomendação médica, (Mourão) faz uso de Hidroxicloroquina, Annita, Azitromicina e sintomácos (remédio para dor e febre).”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já destacou que não há eficácia comprovada da hidroxicloroquina contra a covid-19 e alertou para a gravidade de seus efeitos colaterais. 

A conclusão de um estudo feito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) indica que, além de ineficaz no tratamento da covid-19, a hidroxicloroquina pode causar efeitos colaterais significativos no corpo humano, comparados a medicamentos usados na quimioterapia.

Mourão divulgou teste positivo para o novo coronavírus neste domingo. Antes disso, segundo a assessoria, o vice-presidente “apresentou mialgia (dor no corpo), cefaléia (dor de cabeça) e febre, que não passou de 38 graus,o que o levou a fazer o exame, confirmando o teste positivo no dia de ontem (27).”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.