Apesar de crise, venda de carros blindados aumenta em SP, diz 'NYT'

Reportagem comenta mercado de blindados no Brasil, impulsionado por corte nos impostos e medo da violência.

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Por BBC Brasil
Atualização:

A venda de carros blindados continua crescendo no Brasil, apesar da recessão, segundo artigo publicado nesta segunda-feira pelo jornal americano New York Times. A reportagem afirma que o crescimento econômico dos últimos anos, aliado ao corte nos impostos sobre venda de veículos e ao medo da violência, fazem de São Paulo a cidade com maior fabricação e venda de veículos blindados para uso civil no mundo. O jornal diz que ao contrário do que ocorreu com vários bens de consumo como eletrodomésticos, a venda de carros aumentou. De acordo com a reportagem, o preço da blindagem - que caiu para menos da metade, em uma década -, a estabilidade econômica e o financiamento de carros, tornaram os carros blindados acessíveis à classe média alta. Se há dez anos as marcas mais procuradas para blindagem eram a Mercedes, Jeep Cherokee e BMW, agora carros da Toyota, Chevrolet e Volkswagen estão entre as cinco maiores, diz o NYT. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem, mais de 7 mil carros foram blindados no Brasil no ano passado, em comparação com 1.782 1há dez anos. De acordo com a Abrablin, os números continuam a crescer em 2009, apesar de um primeiro trimestre com maus resultados econômicos. O NYT afirma que, apesar de os índices de assassinatos e roubo de veículos terem caído em São Paulo, os paulistanos apontam a falta de segurança como principal razão para comprar um carro blindado. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

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