Agência Estado
Agência Estado

Antes da cirurgia, Alencar fala com Lula e está de bom humor

Informação é do chefe de gabinete do vice-presidente; Alencar luta contra o câncer e passa por cirurgia hoje

CAROLINA FREITAS, Agencia Estado

09 de julho de 2009 | 14h54

Antes de entrar no centro cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês para sua décima quarta operação, o presidente em exercício, José Alencar, 77 anos, conversou ao telefone com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que participa da cúpula do G-8 (grupo das sete economias mais industrializadas e a Rússia), na Itália. O chefe de gabinete de Alencar, Adriano Silva, contou que os dois tiveram uma conversa amena e falaram sobre o estado de saúde do vice. As fortes dores no abdome, que motivaram a internação de Alencar na tarde de ontem, já passaram e o vice-presidente "está bem-humorado e contando causos", relatou Adriano Silva.

 

Veja também:

link Boletim médico confirma cirurgia de Alencar

Alencar foi levado ao centro cirúrgico por volta das 13 horas de hoje. Os médicos tentarão reverter um quadro de suboclusão intestinal, um tipo de obstrução numa alça do intestino. Os médicos tentaram outros tratamentos, desde ontem, mas acabaram sugerindo a cirurgia. Alencar foi o primeiro a topar a ideia, informou Adriano. Ele está acompanhado de sua mulher, Mariza, e de um dos filhos. Outras duas filhas do vice estão a caminho do hospital.

Alencar trava uma luta contra o câncer há 12 anos. Em 25 de janeiro, ele submeteu-se à mais radical intervenção desde que descobriu a enfermidade. Numa operação de alto risco, com duração de 18 horas, os médicos retiraram tumores do abdome. Ele ficou 27 dias internado, nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 12 de maio, exames mostraram a volta de tumores na região abdominal. Alencar resolveu então submeter-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos.

Tudo o que sabemos sobre:
AlencarinternaçãocirurgiaLula

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.