Anastasia e Aécio prestam homenagem a Alencar no DF

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e o senador Aécio Neves (PSDB), chegaram na tarde de hoje no Palácio do Planalto para prestar homenagens ao conterrâneo José Alencar. O corpo do ex-vice-presidente está sendo velado na sede do governo federal com as portas abertas ao público.

EDUARDO BRESCIANI, Agência Estado

30 de março de 2011 | 15h22

Anastasia descreveu Alencar como "exemplo de coragem". "Foi um grande mineiro que fez tanto pelo seu estado e pelo Brasil e que no final da vida nos deixou um exemplo de coragem, de devoção, de fé na sua luta contra o câncer".

Aécio também destacou o final da vida do ex-vice-presidente e contou sobre visitas que fez a Alencar no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde aquele foi internado por diversas vezes. "Estive algumas vezes no hospital para visitá-lo e nunca encontrei um doente ou um moribundo, mas um homem preparado para sair dali, com projetos, com alegria e muita confiança, é o maior legado que deixa a todos nós, a todos que enfrentam dificuldades na vida".

O senador brincou ainda com a resistência de Alencar à doença ao imaginar como pode ter sido um encontro dele com Deus. "Eu fico aqui imaginando como deve ter sido o encontro dele com o Criador, o Criador deve ter dito: oi Zé, achei que você não vinha". Aécio comparou ainda a vida de Alencar com a de seu avô, Tancredo Neves, que faleceu em 1985. "Foram dois grandes mineiros, que viveram momentos distintos. Tancredo nos levou a democracia e Zé Alencar foi o grande avalista para que o presidente Lula chegasse ao governo".

O corpo de Alencar irá para Minas Gerais na manhã de amanhã. A previsão é de chegada às 7h30 no aeroporto, de onde partirá em comboio até o Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. A previsão é de que o velório em Belo Horizonte seja aberto ao público das 9 horas às 13 horas de amanhã.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.