Anac questiona governo de Minas sobre uso de aeroporto

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira, 21, que irá notificar o governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura do Município de Cláudio (MG) para que as autoridades locais respondam ao órgão regulador sobre a suposta utilização irregular do aeródromo da cidade, que ainda não está homologado.

EDUARDO RODRIGUES, Agência Estado

21 de julho de 2014 | 19h13

Os governos estadual e municipal têm dez dias para entregar os relatórios à Anac, que também fará diligências no local. Reportagens publicadas pelo jornal "Folha de S.Paulo" apontaram que o aeródromo de Cláudio - localizado em uma área que já pertenceu à família do senador e ex-governador mineiro Aécio Neves - tem recebido pousos e decolagens com certa frequência, inclusive de aeronaves particulares que transportariam o próprio candidato à Presidência da República pelo PSDB.

A ANAC confirmou, por meio de nota, que o processo de homologação do aeroporto - iniciado em julho de 2011 - ainda não foi concluído. Desta forma, o aeródromo não tem autorização para receber operações aéreas.

A principal pendência para a conclusão desse processo é a apresentação pelo governo do Estado de Minas Gerais de um parecer do Comando da Aeronáutica. A agência reguladora também ainda precisa inspecionar o empreendimento para verificar se o mesmo foi construído de acordo com os requisitos técnicos do setor.

"Se comprovadas as irregularidades, a Anac adotará as medidas cabíveis. Pilotos e operadores de aeronaves que porventura tenham realizado operações aéreas irregulares poderão ser multados em até R$ 10 mil por operação. A Agência também vai verificar se há outros aeroportos que, em fase de homologação, estejam recebendo operações irregulares", informou o órgão, no documento.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesminasaécio nevesanac

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.