PUBLICIDADE

Alckmin se reúne com Livres e diz que Landau 'é craque'

Governador esteve no Rio de Janeiro para começar a preparação da campanha presidencial; ele se reuniu com a Juventude Nacional do PSDB

Por Luna Denise
Atualização:

Em plena pré-campanha para a Presidência da República, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, passou toda a manhã e o início da tarde no Rio de Janeiro para três reuniões de preparação para a jornada que o espera em 2018. 

O governador de São Paulo Geraldo Alckimin. Foto: Wilton Junior/Estadão

PUBLICIDADE

A primeira foi um café da manhã com o Livres (ex-PSL), da economista Elena Landau, ex-PSDB, que deixou o partido no mês passadodizendo que a “agenda do PSDB envelheceu”. Além de Elena, estiveram presentes opresidente do Livres, Paulo Gontijo, e Diogo Costa, do diretório de São Paulo. 

Ao ser perguntado pela Broadcast/Estadão se a economista que deixou o PSDB poderia integrar o seu governo em caso de vitória, Alckmin limitou-se a dizer: “Ela é uma craque”.

Landau foi uma árdua defensora e a executora de boa parte do programa de privatização do governo Fernando Henrique Cardoso, quando era diretora de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Já falando como candidato, Alckmin afirmou várias vezes publicamente que pretende privatizar várias estatais e adotar uma agenda reformista.

“Foi uma boa conversa sobre essa aproximação com os movimentos sociais e políticos”, disse apressado ao sair do hotel no Centro do Rio,onde foram realizadas as reuniões. A pressa, segundo ele, se devia ao voo marcado para retornar a São Paulo. 

Juventude 99% Alckmin

Por volta das 10h, o governador se reuniu pela primeira vez com a executiva recém-eleita da com a Juventude Nacional do PSDB, formada por 13 jovens do partido. Vieram também os 27 presidentes estaduais da Juventude Nacional, informou o líder da articulação da Juventude no Congresso Nacional, Herbert Pimenta, do diretório de Sergipe.

Publicidade

O Nordeste é um dos principais focos de Alckmin na campanha deste ano, segundo fontes da Juventude Nacional, depois da região ter feito a diferença na disputa de 2006, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu o candidato do PSDB. 

Segundo Pimenta, responsável por levar aos parlamentares as pautas da Juventude do PSDB, o grupo é 99% Alckmin, “porque sempre tem um pra contrariar”, e não vê chance do partido ir com outro candidato às eleições deste ano.

Alckminfalou aos participantes do encontro no início do seu discurso que este "será um ano decisivo" para o partido, tanto no âmbito federal como estadual."Nosso foco é crescimento, inclusão e sustentabilidade", afirmou. 

O terceiro e último encontro foi como diretório do PSDB no Estado do Rio, liderados pelos deputados Otávio Leite e Luiz Paulo Côrrea, também no sentido de alinhar a campanha nacional com as estaduais.

“Foram três encontros muito proveitosos”, avaliou Alckmin ao deixar o hotel. Brincando, o governador disse que agora iria alugar um apartamento no Rio, “de tanto que eu vou vir para cá agora”, disse ao entrar no carro.