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Alckmin diz que hidrovia não deve ser fechada

Por Agencia Estado
Atualização:

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin afirmou hoje à Agência Estado que está "praticamente descartado" o fechamento do canal Pereira Barreto, que interliga os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, na hidrovia Tietê-Paraná. "Falei pessoalmente hoje com presidente Fernando Henrique Cardoso e transferi a ele as nossas preocupações. O presidente colocou muito claramente que também não é favorável ao fechamento", afirmou Alckmin, que já havia dito que era contrário à medida. O fechamento do canal Pereira Barreto seria feito para o rebaixamento em 11 metros no nível da represa de Ilha Solteira, que fica no Rio Paraná. Essa foi uma proposta apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para aumentar a geração de energia por causa da crise. No entanto, a medida iria interromper a navegação na hidrovia, causando um prejuízo de US$ 4 bilhões. Estudos preliminares solicitados pela Agência Nacional de Águas (ANA) e obtidos com exclusividade pela Agência Estado apontaram que a hidrovia ficaria intransitável e que as atividades atuais só seriam retomadas daqui, no mínimo, cinco anos. Foram investidos até agora pelo governo US$ 2 bilhões no sistema. Segundo o governador, hoje são 2.400 quilômetros de hidrovia, conseguidos depois da inauguração de Jupiá. "É uma via importante para escoamento da safra da região Centro-Oeste, de São Paulo e de Minas Gerais", ressaltou. "Seria um grande prejuízo para o transporte, e até em termos de credibilidade, se fosse feita qualquer interrupção ou o fechamento da hidrovia. É uma hipótese afastada, só em caso extremo seria adotada", completou. O governador afirmou que a economia obtida pelos consumidores está indo bem, e que ainda há o Plano B, justificando o descarte do fechamento do canal. Ele destacou que a atual gestão está fazendo um grande esforço para diminuir o uso do transporte rodovi ário de cargas. "Hoje, as barcaças vão até o terminal de Pederneiras. Ali, fizemos um tramo ferroviário até Bauru e, dessa cidade até o Porto de Santos. É possível levar toda a carga apenas de trem", completou. Alckmin também contou que o governo estadual continua investindo na hidrovia. "Estamos agora fazendo a proteção dos pilares das pontes e substituindo outras mais antigas", disse. As pontes rodoviárias eram atingidas pelas barcaças e ficavam danificadas, a ponto de ser obrigatória a interdição da rodovia. O governo está protegendo os pilares para evitar danos tanto às barcaças quanto aos sistema rodoviário. Para recuperação das pontes, ampliação dos vãos, proteção dos pilares, balizamento do canal de navegação de Porto Primavera, construção de muro-guia em Três Irmãos (que fica no rio Tietê) e derrocamento (remoção de rochas) do canal de Barra Bonita, o governo está investindo R$ 17,8 milhões. O governador lembrou também que nos últimos anos foram entregues três eclusas para a hidrovia, nas usinas de Três Irmãos, Jupiá e Porto Primavera, essas últimas no Rio Paraná.

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