AP
AP

Ahmadinejad adia visita ao Brasil e à AL, diz agência

Segundo agência iraniana, a visita do presidente do Irã foi adiada sem data para nova viagem à região

Agência Estado, Agencia Estado

04 de maio de 2009 | 13h42

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, adiou indefinidamente uma visita à América Latina com passagem pelo Brasil prevista para quarta-feira, afirmou a agência iraniana Press TV. A previsão era de que Ahmadinejad deixasse Teerã nesta segunda-feira, 4, para visitas oficiais a, além do Brasil, Equador e Venezuela. A Press TV informa, citando a agência Fars, que desta segunda a programação foi adiada, sem nova data prevista para a viagem.

 

Veja também:

link Relação Brasil-Irã é criticada nos EUA

mais imagens Manifestantes protestam contra visita de Ahmadinejad

 

 

O Ministério das Relações Exteriores afirmou afirmou que não recebeu, oficialmente, informações sobre o cancelamento da viagem do presidente do Irã. Ele chegaria na próxima quarta-feira. Assessores do Itamaraty informaram que até o momento não houve nenhum comunicado oficial, e que o governo brasileiro soube de notícias do cancelamento da viagem pela agência oficial do governo iraniano.

Ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil, onde funciona a sede provisória da Presidência da República, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, não se pronunciou ao ser questionado sobre se o presidente do Irã viria ou não ao Brasil.

 

Ahmadinejad deve buscar se reeleger na presidência e o anúncio pode estar relacionado a esse fato. Segundo a Press TV, especula-se no país que todos os partidos que desejam participar da eleição de 12 de junho devem se registrar oficialmente entre 5 e 10 de maio. A Casa Branca demonstrou desconforto com a crescente presença iraniana na América Latina, lembrou a Press TV.

 

(Com Rosana de Cássia e Tânia Monteiro, de O Estado de S. Paulo)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.