PUBLICIDADE

Aécio torna 'sem efeito' decisão de destituir dirigente tucano no Acre

Presidente afastado do PSDB, senador diz que sua assinatura digital no TSE foi usada sem seu conhecimento

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro  Venceslau
Por Pedro Venceslau
Atualização:

BRASÍLIA - Presidente afastado do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) disse que sua assinatura digital no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi usada "sem o o seu conhecimento" no documento que determinou a troca do comando do partido no Acre e pediu ao senador Tasso Jereissati (CE), presidente interino, que anule a decisão.

PUBLICIDADE

"Ao tomar conhecimento na data de hoje de que sua assinatura digital teria sido utilizada sem seu conhecimento para oficializar a medida, o presidente licenciado, Senador Aécio Neves, solicitou ao presidente em exercício, senador Tasso Jereissati, que a torne sem efeito e que o assunto seja submetido à deliberação na próxima reunião da Executiva Nacional", informou a assessoria do PSDB em nota enviada ao Estado.  

Reportagem do Estado publicada nesta segunda-feira, 3, mostrou que assinatura eletrônica de Aécio no TSE está registrada no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGPI) do TSE em um documento que interrompeu o mandato do deputado federal  Major Rocha como presidente do PSDB no Acre.

Integrante dos grupo batizado como 'cabeças pretas', ala de tucanos que defende o rompimento do partido com o governo Michel Temer, Major Rocha acusa Aécio de ter colocado em seu lugar um aliado.

A reportagem teve acesso ao documento da Justiça Eleitoral que sacramenta o término do mandato de todo o Diretório Estadual acreano. Segundo o texto, o prazo foi alterado de 31 de maio de 2018 para 17 de junho de 2017. Uma consulta no site do TSE informa que, antes dessa, a última alteração tinha sido realizada dois meses antes, no dia 7 de abril, quando o mandato de todos os membros do diretório fora prorrogado por um ano.

O diretor de gestão corporativa do PSDB, João Almeida, disse que foi ele quem usou o login e a senha de Aécio para alterar a composição do diretório. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.