20% dos usuários reclamam dos transportes rodoviários

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Por Agencia Estado
Atualização:

Um percentual de 19,7% dos usuários de transportes rodoviários de passageiros interestaduais e internacionais que entraram em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2003 estão insatisfeitos com o serviço prestado pelas empresas concessionárias. O dado foi divulgado hoje pela ouvidoria da agência que avaliou 74 mil manifestações de usuários - classificadas entre reclamações, pedidos de informações, sugestões e elogios - sobre transporte rodoviário e administração das concessões de rodovias e ferrovias que chegaram à agência em 2003 por meio de cartas, e-mail, telefone, fax ou contato pessoal. De acordo com o ouvidor, Marcos Jorge Matusevicius, o levantamento não é uma pesquisa de opinião, porque foi feito com base nas manifestações apresentadas e que não tem o rigor estatístico devido. "Não podemos ter a certeza de que quem não reclamou está satisfeito, porque isso não temos como medir", disse. "De certo, temos apenas o índice de insatisfação que foi manifestado", completou. Entre os usuários que se manifestaram à ouvidoria da agência sobre administração das rodovias concedidas, 14,9% destacaram problemas e sobre as concessões de ferrovias, o percentual foi de 3,8%. Segundo ele, essa foi a primeira vez que a agência divulgou esses indicadores, que servirão agora para comparações futuras e que também servem de base para o melhor trabalho da fiscalização. O levantamento mostrou que a principal reclamação dos usuários é o mau atendimento/descortesia. Entre as insatisfações sobre transporte rodoviário apresentadas, esse item ficou com 21,45%. Foram apontados ainda como problemas a falta de manutenção (19,28%) e falta de pontualidade (12,96%). "Vemos que são questões que podem ser facilmente resolvidas pelas empresas concessionárias e sem grande aumentos de custos", disse o ouvidor. Mesmo sendo o primeiro ano fechado desses resultados, o ouvidor da ANTT informou ainda que no segundo semestre de 2002, período em que a ouvidoria começou a funcionar efetivamente, foram encaminhadas 2.036 manifestações. O aumento para mais de 74 mil em 2003, segundo o ouvidor, deve-se ao fato de terem melhorado os canais de comunicação dos usuários com o órgão. Até o final deste ano, disse Marcos Jorge Matusevicius, a ANTT deverá concluir uma licitação para contratação de uma pesquisa de opinião que me diará com maior precisão o nível de satisfação dos usuários de transportes no País.

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