Vereadores do ‘centrão’ já se rearticulam na Câmara Municipal de SP

Dos seis primeiros colocados nessas eleições, dois são fundadores do grupo, que comandou o Palácio Anchieta entre 2005 e 2010

Diego Zancheta, de O Estado de S.Paulo

15 de outubro de 2012 | 03h08

O resultado das urnas deu musculatura política para antigos caciques do "centrão", grupo que comandou a Câmara Municipal entre 2005 e 2010. Fiel da balança nas votações mais importantes do Executivo e sem posições ideológicas, o bloco negociava cargos e favores pontualmente.

Dos seis primeiros colocados, dois são fundadores do "centrão" - Milton Leite (DEM), em quarto, e Antonio Carlos Rodrigues (PR), em sexto - e o campeão de votos, Roberto Tripoli (PV), foi o primeiro presidente da Câmara eleito pelo grupo, em 2005. Em 2011, aliados de Gilberto Kassab (PSD) venceram o grupo, mas seu presidente, José Police Neto (PSD), teve votação abaixo do esperado.

Se Fernando Haddad se eleger prefeito, o PT pode trabalhar pela eleição de Rodrigues na presidência da Casa. Suplente da hoje ministra Marta Suplicy (PT), ele exerce o cargo no Senado, mas poderia ceder a vaga ao segundo suplente, o petista Paulo Frateschi. Se o tucano José Serra vencer o 2º turno, terá de reorganizar a base deixada por Kassab para enfrentar o "centrão".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.