Vale do Paraíba tem mais eleitores que habitantes em 4 cidades

Migração para centros urbanos maiores seria a causa apontada pelo cartório eleitoral; número de eleitores é 5% maior que habitantes

Gerson Monteiro, Especial para O Estado

30 de setembro de 2016 | 17h06

TAUBATÉ - O fluxo migratório das cidades pequenas para os maiores centros contribuiu para que quatro cidades do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, tenham mais eleitores que habitantes. Arapeí, Lagoinha, Natividade da Serra e Redenção da Serra representam, juntas, 19.131 eleitores e população de 18.154 habitantes.

Das quatro cidades, a com maior número de eleitores que habitantes é Lagoinha, que fica no alto da Serra do Mar. A diferença entre quem mora na cidade de 4.949 habitantes e tem 5.579 eleitores é de 12%.

Arapeí, que fica próxima a divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, têm 2.571 eleitores para uma população de 2.516 pessoas. Natividade da Serra tem 6.770 habitantes e 6895 eleitores. Na vizinha Redenção da Serra são 3.919 pessoas domiciliadas para 4.086 eleitores.

Para a Justiça Eleitoral, a justificativa para esses casos, que chega perto de 400 cidades em todo o país, é que o eleitor registrou o título em uma cidade, geralmente onde nasceu, mas trabalha e reside fora, retornando ao município para as eleições. Assim, não caracterizando fraude.

Os dados atualizados foram apurados hoje (30) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.