Paulo Sergio/Estadão
Paulo Sergio/Estadão

TRE-PI treina mesários para agilizar votação biométrica

Grandes filas se formaram no primeiro turno, onde 90 urnas com tecnologia foram trocadas por defeito

Luciano Coelho, Especial para O Estado de S. Paulo

24 de outubro de 2014 | 19h24

O Tribunal Regional Eleitoral convocou novamente os mesários que trabalharam no primeiro turno para fazer um aperfeiçoamento no treinamento para o manuseio do equipamento de biometria, utilizado nas eleições no primeiro turno. O objetivo, segundo informações do TRE-PI, é reduzir o tempo de votação e o tamanho das filas, como houve no primeiro turno.

No primeiro turno, pelo menos 90 urnas biométricas foram trocadas por defeito ou outra irregularidade. A maioria destas foi por problemas na leitura biométrica. Boa parte dos eleitores teve que votar assinando uma folha de cadastro.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do TRE-PI, Thiago Brandão, informou que as urnas defeituosas não serão reutilizadas no segundo turno. "Estamos fazendo tudo para evitar atrasos. As urnas com dados dos eleitores por seção e com o nome e número dos candidatos já foram lacradas e transportadas. E estamos aperfeiçoando o manuseio da biometria.", adiantou.

Thiago Brandão advertiu que continuarão a ter urnas biométricas para contingência, já inseminadas e reservadas para qualquer eventualidade na votação. "Procuramos tirar as dúvidas e saber das dificuldades no manuseio do equipamento da biometria. Houve uma preparação melhor dos mesários para dar vazão mais rápida a votação no segundo turno.", explicou.

O magistrado ainda comentou que a votação, apesar do horário de verão, se dará no Piauí no horário local, das 8 às 17 horas.  Será utilizada a mesma quantidade de urnas do primeiro turno, cerca de 8 mil urnas eletrônicas.

No primeiro turno das eleições, em algumas seções, a votação se deu até às 21 horas, por conta de problemas na leitura biométrica. Os portões dos locais de votação foram fechados às 17 horas e foram distribuídas senhas para os eleitores que estavam nas filas de votação. 

Tudo o que sabemos sobre:
EleiçõesBiometriamesáris2º turno

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.