Valeria Gonçalvez/Estadão
Valeria Gonçalvez/Estadão

Sistema virtual do TSE bate recorde de atendimentos; veja como regularizar o título

O prazo final está mantido: até o fim da quarta-feira, 4 de maio de 2022; páginas internas foram derrubadas para acelerar atendimento aos eleitores a distância

Redação, O Estado de S.Paulo

03 de maio de 2022 | 16h21
Atualizado 04 de maio de 2022 | 10h55

SÃO PAULO - A pouco mais de 24 horas do fim do prazo, a Justiça Eleitoral brasileira informou, em nota, que teve o maior número de atendimentos virtuais para regularização do título de eleitor em um único dia desde o lançamento do atual sistema, o Título Net; clique aqui e acesse. Para priorizar as pendências dos eleitores a distância, algumas páginas internas do portal do tribunal foram retiradas do ar temporariamente. O prazo final está mantido: até o fim desta quarta-feira, 4 de maio de 2022.

Ontem, jovens de 16, 17 e 18 anos relatavam que não conseguiam concluir os passos necessários para tirar o primeiro título online, devido à sobrecarga. No início da noite, a situação já estava mais próxima do normal. A equipe de redes sociais do Estadão mostrou como é fácil usar o sistema.

Mais de 381 mil eleitores solicitaram o primeiro documento eleitoral, pediram transferência de local de votação ou justificaram ausências apenas na segunda-feira, 2. O número é 15% maior do que o recorde de 2020, registrado na véspera do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais. Quem preferir também pode ir até o cartório eleitoral mais próximo até o final desta quarta-feira, 4. Veja aqui a lista das unidades abertas em todo o Brasil.

Confira a nota do TSE na íntegra:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, nesta segunda-feira (2), um número recorde de atendimentos em um único dia na história do Título Net. Foram mais de 381 mil solicitações. Esse número é 15% maior que o recorde anterior, alcançado no último dia de atendimento antes do fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições Municipais de 2020.

Somados aos mais de 303 mil requerimentos de alistamento eleitorais (RAEs) feitos pelo sistema Elo da Justiça Eleitoral também nesta segunda-feira, foram mais de 685 mil atendimentos a eleitoras e eleitores no mesmo dia.

Pelo sistema Título Net da Justiça Eleitoral, é possível requerer a primeira via do título de eleitor (alistamento), a mudança de município (transferência), a alteração de dados pessoais e do local de votação para facilitar a mobilidade, bem como revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Para priorizar os atendimentos via Título Net e sistema Elo até o fim do prazo para resolver pendências eleitorais, alguns sistemas e serviços (como e-Título), que não impactam a retirada do título ou a regularização do cadastro do eleitor, estão fora do ar até dia 5.

Tudo o que sabemos sobre:
título de eleitoreleições 2022

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.