SIP debate em São Paulo o futuro da mídia

Com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do CEO do The New York Times, Arthur Sulzberger Jr., e do presidente do diário espanhol El País, Juan Luis Cebrián, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) prepara-se para abrir, em São Paulo, a sua 68.ª Assembleia Geral. O encontro anual, que acontece entre 12 e 16 de outubro, terá 65 palestrantes que discutirão novas mídias, sustentabilidade e liberdade de imprensa. Cerca de 600 jornalistas e empresários de 34 países também debaterão o presente e o futuro da profissão.

O Estado de S.Paulo

23 de setembro de 2012 | 03h06

É a quinta vez que a SIP faz sua assembleia no Brasil - as outras foram em 1954, 1975, 1981 e 1991. O comitê anfitrião é capitaneado pelo Grupo Estado e conta com os jornais A Tribuna, Correio Popular, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo, O Globo, O Popular, Zero Hora, pelos Diários Associados e pela Editora Abril. A SIP reúne hoje 1.300 publicações que, juntas, distribuem 43 milhões de exemplares.

Eventos. O debate "Liberdade de Imprensa e Direito à Privacidade" será um dos destaques do dia de abertura, que também contará com o painel "Programa Cultural e Turístico: O Melhor de São Paulo" e o workshop "Infografia Multimídia: Tendências, Vídeos, Áudios e Animações Como Complemento da Informação".

No dia 13 de outubro, o seminário "Jornalismo: Qual o Modelo Sustentável no Futuro?" terá a presença de Juan Luis Cebrián, presidente do El País. Roberto Pombo, diretor do jornal colombiano El Tiempo; Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado; e Luiz Fernando Rocha Lima, do O Popular, de Goiânia. Eles discutirão o impacto das novas tecnologias nos hábitos de consumo de mídia. Ainda no sábado, o painel de "Sustentabilidade e Imprensa" contará com a presença da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

No terceiro dia do evento acontece o "Domingão na SIP", painel dirigido a professores e estudantes que debaterão a formação dos novos profissionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sipuniversitarios.com.br. No dia 15 de outubro, o seminário "Um Novo Modelo de Empresas Jornalísticas?" discutirá como as plataformas digitais desafiam os modelos de negócios tradicionais. O CEO do The New York Times, Arthur Sulzberger Jr., falará sobre o "Futuro do Jornalismo", durante o almoço.

Outros temas importantes como jornalismo de qualidade, ameaças à imprensa, violência contra jornalistas, a ação do narcotráfico, censura judicial e a participação das mulheres nas decisões das redações e nos negócios também serão debatidos. Fernando Henrique Cardoso estará presente no evento. O ex-presidente da República; Alan García, ex-presidente do Peru; e José Miguel Vivanco, diretor da Divisão das Américas da entidade Human Rights Watch, de Washington, vão falar sobre liberdade de expressão e de informação como um direito natural.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.