PUBLICIDADE

Rui Palmeira é reeleito prefeito de Maceió

Candidato do PSDB superou votos de Cicero Almeida, do PMDB

PUBLICIDADE

Por Felipe Vilhena
Atualização:

Rui Palmeira, do PSDB, foi reeleito prefeito de Maceió (AL) neste domingo (30) com 241.977 ou 60,27% dos votos válidos. Ele concorria com Cicero Almeida (PMDB), que teve 159.542, correspondente a 39,73%. Votos em branco e nulos somaram 62.655 ou 13,5% e as abstenções foram 115.787, montante que representa 19,96% do eleitorado da capital alagoana.

O prefeito reeleito de Maceió,Rui Palmeira (PSDB), durante votação no segundo turno Foto: Itawi Albuquerque/Futura Press

PUBLICIDADE

Rui Soares Palmeira é advogado e sendo filho, sobrinho e neto de políticos, começou sua carreira em 2006, quando venceu disputa à Assembleia Legislativa de Alagoas. Teve atuação destacada e quatro anos depois chegou à Câmara dos Deputados, tendo sido vice-líder do PSDB e se notabilizando pelas críticas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tocado então já pelo Governo Dilma Rousseff e iniciado por Lula.

Mais uma vez, sua atuação o credenciou para a próxima disputa de sua vida política. Com 230.129 ou 57,41% dos votos, venceu a eleição para a prefeitura de Maceió em 2012 em primeiro turno. A diferença pro segundo colocado foi de quase 45 pontos percentuais: Jurandir Boia (PDT) teve apenas 12,69%.

Adotou uma política de redução de salários direcionada a secretários, superintendentes e ocupantes de cargos comissionados, além de si próprio, e aumentou o piso salarial dos professores acima da meta do Ministério da Educação e implantou faixas exclusivas para ônibus em grandes avenidas da capital, o que geroupolêmica.

Sua reeleição é mais um sinal do fortalecimento do PSDB nestas eleições. O partido governará ao todo sete capitais e outros 796 municípios brasileiros.