Jonathas Cotrim/Estadão
Jonathas Cotrim/Estadão

Romeu Zema é o novo governador de Minas Gerais; veja resultado das eleições

Candidato do partido Novo teve 71,80% dos votos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado

Jonathas Cotrim, O Estado de S.Paulo

28 de outubro de 2018 | 20h03
Atualizado 28 de outubro de 2018 | 23h08

O candidato do partido Novo, Romeu Zema, foi eleito neste domingo, 28, o novo governador de Minas Gerais. Com 100% das urnas apuradas,  Zema tem 71,80% dos votos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. O segundo colocado, Antônio Anastasia, do PSDB, teve 28,20% dos votos.

Em sua primeira disputa eleitoral, Zema procurou se colocar como alternativa para “os mesmos políticos de sempre” e se apresentou como gestor. Sua principal proposta é promover um enxugamento da máquina pública, com corte de cargos, secretarias e privilégios. Em um Estado onde os salários dos servidores são escalonados, o candidato assinou um compromisso, em cartório, de que só receberá o salário de governador, após todos os servidores terem recebido.

“Sou o primeiro governador a ser eleito sem apoio da classe política. A política deve ser democratizada, não pode pertencer a um grupo”, disse o candidato eleito em coletiva de imprensa após o anúncio do resultado. O governador eleito esteve ao lado do vice-governador eleito, Paulo Brant (Novo), e também do presidente nacional do Novo, João Amôedo.

Durante o discurso da vitória, Romeu Zema disse que começará a trabalhar com a transição logo nesta segunda-feira, 28, e afirmou que tem total liberdade para escolher a equipe de secretariado. O governador eleito pediu união dos mineiros para recuperar os problemas financeiros do Estado e afirmou que fará a gestão mais transparente da história de Minas. “Cada cafezinho que eu gastar com o dinheiro do Estado, quero que esteja lançado para o povo saber com o que estou gastando”, disse.

Empresário de 54 anos, Romeu Zema nasceu em Araxá, na região do Triângulo Mineiro, e comandou por mais de 15 anos o Grupo Zema, empresa familiar que atualmente tem mais de 850 estabelecimentos em nove Estados brasileiros e que é composto por lojas de eletrodomésticos, distribuição de combustíveis, concessionárias e financeiras.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.