Ricardo Gandour analisa resultado de boca de urna em SP

Para o diretor de conteúdo do Grupo Estado, vantagem de Fernando Haddad se deve à forte rejeição de Kassab

O Estado de S. Paulo

28 de outubro de 2012 | 17h49

Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Estado, abriu a transmissão na TV Estadão, neste domingo, 28, e comentou sobre o resultado de boca de urna da eleição para prefeito em São Paulo. Segundo sua análise, a vitória de Fernando Haddad (PT) sobre o candidato do PSDB, José Serra, se deve à forte rejeição do atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), que apoia a chapa do tucano, e à renúncia do postulante em seu mandato anterior. Os primeiros resultados apontaram a vitória de Haddad com 57% contra 43% de Serra em votos válidos.

 

Para Gandour, a eleição mostrou como a população buscava novos nomes no cenário político. "De um lado, um candidato imposto por Lula, que tentou propagar a imagem de uma nova opção, mesmo já que tivesse sido ministro da Educação e, de outro, um candidato bastante experiente com um currículo sólido", avaliou.

 

O diretor de conteúdo do Estado ainda comentou a estratégia de marketing político dos candidatos. "Não adianta o verniz do marketing político tentar blindar seus candidatos, quando um real interesse da população fura esse marketing, é esse tema que acaba contagiando o eleitorado", afirmou.

 

Gandour destacou que os cidadãos querem ver "seres com emoções e que tenham reações" na figura dos candidatos. Em sua opinião, o treinamento "excessivo" do marketing políticos nos debates tenta camuflar a real identidade dos candidatos, o que seria um modelo já "desgastado".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.