
03 de setembro de 2018 | 16h35
De segunda a sexta, o Estado publicará resumos com as principais notícias sobre as campanhas e o dia dos candidatos nas eleições 2018.
Confira abaixo os destaques desta segunda-feira, 3:
TSE suspende propaganda do PT no rádio
O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, em caráter liminar, a propaganda eleitoral do PT no rádio na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apresentado como candidato ao Palácio do Planalto nas eleições 2018. O pedido para suspensão foi feito pelo Partido Novo.
Para Salomão, o programa eleitoral de rádio não deixa “margem a dúvidas” de que deliberações do TSE foram descumpridas. Em sessão na última sexta-feira, o Tribunal confirmou a inelegibilidade de Lula e negou o registro de candidatura para o líder petista.
Nove ações contestam propagandas com Lula
O pedido do Partido Novo é uma das nove representações protocoladas nos tribunais contra as propagandas eleitorais do PT. As coligações dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) também entraram com ações contra as propagandas petistas.
PT ‘testou’ decisão da Justiça eleitoral
Não adaptar os programas de rádio foi uma opção do PT para “testar” a decisão que barrou a candidatura de Lula. De acordo com dirigentes da legenda, o objetivo era “entender” o alcance da decisão que tirou o ex-presidente da corrida ao Planalto.
‘Ninguém pode censurar a narrativa política do PT’
Em entrevista ao Estado, o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira disse que o PT pode usar sua propaganda para defender a candidatura de Lula, mesmo que o ex-presidente não possa aparecer como candidato.
“Ninguém pode censurar a narrativa política do PT. O Lula só não pode aparecer como candidato, mas o PT pode defender a candidatura”, disse o advogado, que é responsável pelo processo do registro petista.
Crime de ameaça
A coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/Pros) entrou com uma representação contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de ameaça por conta de um discurso proferido pelo candidato do PSL durante evento no Acre. A chapa encabeçada pelos petistas ainda pede que o candidato do PSL seja investigado por injúria eleitoral e incitação ao crime.
Onda anticorrupção impulsiona Bolsonaro
Análise do Estadão Dados em 27 pesquisas recentes do Ibope revelou que o desempenho de Jair Bolsonaro melhora conforme aumenta a parcela do eleitorado que cita o combate à corrupção como prioridade. O oposto se manifesta nos eleitores de Lula: quanto menor a preocupação com corrupção, maiores os índices de intenção de voto no petista.
Dallagnol: esquema de corrupção tem grande impacto nas eleições
O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força tarefa da Lava Jato, afirmou que a corrupção desequilibra as disputas eleitorais em favor dos corruptos.
“Uma vez reeleitos, mantêm ou aumentam seus esquemas, gerando mais propinas, o que nos coloca num círculo vicioso”, disse Dallagnol em entrevista exclusiva concedida para o Estado. Clique aqui para ver a íntegra.
Alckmin e Doria em SBC
O PSDB promoveu neste domingo, 2, uma agenda conjunta entre Alckmin e João Doria, candidato ao governo de São Paulo. Atrás de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto do eleitorado paulista, o presidenciável tucano deve intensificar suas aparições no Estado.
Confira abaixo vídeo do Carrapato Estadão com imagens do comício:
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.