Rafael Arbex/ Estadão
Rafael Arbex/ Estadão

Russomanno dá a vice ao PTB e reforça elo com Bolsonaro

Candidato, que chegou a liderar pesquisas em 2012 e 2016 mas terminou em terceiro lugar, espera conseguir apoio do presidente

Paula Reverbel, O Estado de S.Paulo

16 de setembro de 2020 | 16h23
Atualizado 16 de setembro de 2020 | 23h15

No último dia previsto para a realização de convenções partidárias, o Republicanos confirmou nesta quarta-feira, 16, a candidatura do deputado federal Celso Russomanno à Prefeitura de São Paulo e anunciou uma coligação com o PTB. Comandada por Roberto Jefferson, aliado do presidente Jair Bolsonaro, o PTB indicou Marcos da Costa, ex-presidente da OAB-SP, para ser o candidato a vice na chapa.

A dupla espera conseguir o apoio oficial do presidente da República, que tem dito que só irá endossar alguma candidatura no segundo turno. Tanto Republicanos quanto o PTB integram a base aliada de Bolsonaro na Câmara dos Deputados. “Esse alinhamento (com Bolsonaro) já existe com o governo federal e será muito bom para São Paulo”, afirmou o presidente nacional do Republicanos, o deputado Marcos Pereira.

Questionado sobre como vai funcionar o apoio do Bolsonaro na campanha, Russomanno respondeu que é vice-líder do governo na Câmara e já tem trabalhado com o presidente. “Somos amigos desde 1995 e estivemos juntos no mesmo partido há muitos anos, então essa possibilidade é uma coisa natural”, disse, em coletiva de imprensa após a convenção, sem detalhar se terá apoio público já no primeiro turno. 

“Temos os mesmos valores, voltados para Deus, para a pátria e para a família. Entendo que não existe nenhum problema e que estaremos juntos”, disse Russomanno.

Costa havia lançado sua candidatura a prefeito no sábado, quando afirmou estar alinhado ideologicamente a Bolsonaro e a Jefferson. “Entrei para o PTB sabendo do reposicionamento do partido, mais conservador e à direita. São valores que defendo.” Condenado no processo do mensalão e investigado no inquérito das fake news, que corre no Supremo Tribunal Federal (STF), Jefferson tem se aproximado de Bolsonaro desde o ano passado.

Na terça, 15, o PTB e a assessoria de imprensa de Costa haviam negado a possibilidade de composição com o Republicanos. A definição ocorre após tentativa do Republicanos de fazer uma aliança com a deputada Joice Hasselmann, candidata do PSL, e com o major Costa e Silva, que disputou o governo do Estado em 2018. Filiado ao PTB, ele sairá candidato a uma cadeira na Câmara Municipal.

A conversa com o PSL foi feita com a ala bolsonarista do partido, chefiado pelo deputado Luciano Bivar, que tenta se reaproximar do presidente da República. A executiva estadual, comandada pelo deputado Junior Bozzella, se antecipou e registrou a candidatura de Joice no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na terça. Costa e Silva pretende ser candidato a vereador pela legenda de Jefferson.

Para Entender

Veja quem são os candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições 2020

Conheça todos os nomes na corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, capital paulista

Conhecido por participar de programas sobre direito do consumidor na TV desde os anos 1990, Russomanno vai concorrer à Prefeitura de São Paulo pela terceira vez. Em 2012, ele chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto até duas semanas antes da eleição, quando foi ultrapassado por Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB). Um dos motivos de sua queda foi a proposta de cobrar mais caro pela passagem do ônibus de quem passa mais tempo no transporte público, o que iria prejudicar os moradores da periferia da cidade.

Em 2016, o deputado federal também liderou as pesquisas até a menos de 10 dias do primeiro turno, quando começou a cair. Mesmo com mais tempo de TV e uma coligação com outros dois partidos, acabou ficando em terceiro lugar – atrás de João Doria (PSDB) e Haddad. /COLABOROU MATHEUS LARA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.