Reduto tucano tem empate de 3 candidatos

A região oeste de São Paulo, a mais rica e tradicional reduto tucano, é onde a disputa está mais embolada entre os três principais candidatos. Segundo a mais recente pesquisa Ibope/TV Globo, Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT) têm, ambos, 23%, e José Serra, 15%.

DANIEL BRAMATTI E JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO, O Estado de S.Paulo

27 de setembro de 2012 | 03h06

Nas últimas duas semanas, o candidato petista subiu 10 pontos porcentuais na zona oeste, enquanto seu adversário do PRB caiu 11. O tucano perdeu 6 pontos no período.

Como nessa área foram ouvidos menos de 10% do total de entrevistados pelo instituto, a margem de erro é alta - pode-se dizer que os três estão empatados tecnicamente.

Haddad também teve crescimento expressivo na área que o Ibope chama de região sul 1, predominantemente de classe média. Lá, ele passou de 6% para 20%. Na periferia, onde o PT costuma ter seus melhores resultados, ele continua patinando, bem atrás do adversário do PRB.

Outros dados da pesquisa, que mostram a segmentação do eleitorado por renda e grau de instrução, indicam que o petista tem crescido graças à adesão dos mais ricos e escolarizados - faixas em que Serra vem perdendo apoio.

Entre os eleitores com curso superior e ensino médio, o petista tem tendência de alta nas quatro pesquisas feitas pelo Ibope desde a metade de agosto. Nos dois casos, Serra segue trajetória inversa.

É essa migração de eleitores que culminou no resultado divulgado anteontem pelo instituto: Haddad com 18%, Serra com 17% e Russomanno na liderança, com 34%. Segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, com o líder estável, o eleitorado contrário ao candidato do PRB agora parece avaliar quem terá mais condições de derrotá-lo no segundo turno.

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012RussomannoSerraHaddad

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.