PSDB racha, governo vence e prévia será feita só dia 25

Dividida, após a entrada do ex-governador José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo, a direção do PSDB municipal decidiu ontem à noite, ao fim de uma discussão tensa, adiar as prévias do partido para 25 de março - três semanas depois da data original. Quando os integrantes da executiva estavam próximos de um consenso em torno do dia 11, Serra propôs novo adiamento ao presidente da sigla, Julio Semeghini. Em meio ao bate-boca que se seguiu, o ex-governador, apoiado pelo Palácio dos Bandeirantes, venceu por 10 votos a 8.

O Estado de S.Paulo

29 de fevereiro de 2012 | 03h02

A reunião durou 2h30. Na primeira votação, 14 dos 18 integrantes aprovaram o adiamento por uma semana. Em seguida, o líder do PSDB na Câmara, Floriano Pesaro, propôs a transferência para 25 - como queria Serra - e o grupo rachou.

A oposição era capitaneada pelos outros dois pré-candidatos, José Aníbal e Ricardo Tripoli. "Estávamos caminhando para um consenso pelo dia 11, mas alguns celulares tocaram e o resultado foi esse", disse Tripoli, ao deixar o encontro. "O Serra está tratorando as bases do partido", reclamou o vice-presidente do diretório, João Câmara, que defendia a manutenção do dia 4.

Além de Serra, defendia o adiamento para 25 o grupo do secretário de Cultura, Andrea Matarazzo, que saiu da disputa para apoiar o ex-governador. "Temos que dar oportunidade para que todos discutam (a entrada de Serra)", justificou o presidente municipal Julio Semeghini. Mais cedo, o partido havia aprovadopor unanimidade a entrada de Serra na disputa. Segundo apurou o Estado, o ex-governador teria dito a Semeghini que, se mantido o prazo do dia 4, ele poderia sair da disputa "do mesmo jeito que entrou". Políticos próximos a Serra minimizaram o mal-estar, dizendo que, para o ex-governador, "tanto fazia" marcar a prévia para 11 ou 25 de março. A certa altura, noticiou-se que Aníbal teria ameaçado deixar a disputa e levar o caso à convenção. Ele negou. / BRUNO BOGHOSSIAN, GUSTAVO URIBE e JULIA DUAILIBI

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.