
08 de setembro de 2014 | 17h22
O presidente da CPMI da Petrobras, senador Vital do Rego (PMDB-PB), convocou para a próxima quarta-feira uma reunião de emergência com os líderes partidários do Congresso. O encontro deverá ser na gabinete do peemedebista em Brasília. A decisão de se fazer o encontro foi tomada após ele conversar com o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR).
"Falei com ele por telefone e estou fazendo essa reunião na quarta-feira para a gente discutir os encaminhamentos da comissão", afirmou Vital do Rego ao Broadcast Político. "Vamos discutir os desdobramentos desses novos fatos", ressaltou. A reunião foi convocada após vir a público alguns nomes de parlamentares citados pelo delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras em depoimento prestado junto a Justiça Federal.
Costa teria informado a participação num suposto esquema de pagamento de propina de ao menos 32 deputados e senadores, um governador e um ministro. Pelas informações preliminares, os políticos são de cinco partidos, incluindo do PT e do PMDB, os dois maiores do Congresso, como supostos beneficiários de um esquema de propinas na estatal.
Ele afirmou que as maiores empreiteiras do País - das quais revelou os nomes, inclusive de diretores -, formaram um cartel dentro da Petrobras. Contou que os políticos e as agremiações recebiam o equivalente a 3% de comissão sobre o valor de cada contrato firmado durante sua passagem pela estatal (2004 a 2012), conforme antecipou o portal www.estadao.com.br.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.